4 Conselhos para iniciantes em programação

Dicas Jul 01, 2020

Então você resolveu entrar para esse "mundo" de programação e está achando o máximo fazer "IF" "ELSE" e "FOR".
Tente guardar em sua mente essa sensação,  talvez nunca mais volte a lembrar dela!!

Brincadeiras a parte , esse post é um apanhado de coisas que eu percebi em minha vida profissional. Como estou em contato com todos os níveis de profissionais os mais novos até os mais experientes, pude perceber algumas coisas no dia a dia.

Conceitos

Se você quer virar programador, foque principalmente nos conceitos abordados, pois são muito mais importantes do que a linguagem em si. Sei que isso parece obvio, mas desde que eu era um universitário percebo que algumas pessoas não entenderam que é isso que se trata as aulas de programação.

Absorver conceitos que dar uma versatilidade muito maior, pois quando precisar utilizar uma linguagem diferentes a transição será mais tranquila.

Autodidata

Já ouvi a seguinte frase: "Não vejo a hora de chegar tal semestre para aprender tal coisa"
O que te impede de aprender agora? Quando chegar esse tal semestre você já vai ter no mínimo uma noção do assunto e poderá aproveitar mais as aulas.

Sei que existem pessoas que tem dificuldades para ser autodidata, mas você já é grandinho, e precisa aprender e se atualizar sozinho, ou você acha que é toda empresa que paga curso e especialização?

De repente a empresa que você trabalha resolve usar uma tecnologia nova, você vai esperar sair um curso/treinamento ou vai ter que aprender com a documentação oficial?

Não estou dizendo que é errado comprar cursos/treinamentos, estou dizendo que não pode se limitar a isso, se conseguir mesclar treinamentos + autodidata é o cenário ideal!

Inglês

Aprenda inglês, não preciso nem dizer a importância disso. A maioria dos materiais relevantes vão estar em inglês, além das documentações oficiais, muitas pessoas produzem conteúdo em inglês justamente para atingir um publico maior.

Alem disso tudo saber inglês vai te dar uma boa competitividade no mercado em relação a oportunidades.

Linguagem

Uma outra dica não se apegue a linguagem como se fosse a paixão da sua vida, obvio que vão existir preferências, porem quanto mais apaixonado você for, mais difícil será ver os benefícios de outras linguagens em determinados projetos.

Vou evocar uma frase famosa para ilustrar o pensamento:

Pra quem só sabe usar o martelo, todo problema é um prego.  - Abraham Maslow

Bônus

De quebra vai um episodio do Idlecast o qual sou co-host, falando sobre recrutamento e seleção na T.I, com duas profissionais que estão na linha de frente na seleção e contração.

Agradecimento

Obrigado por ter lido todo esse conteúdo. Se tiver sugestões ou idéias sobre esse assunto deixe nos comentários para agregar mais aos nossos aspiras!

Hederson Boechat

Programador por quase 9 anos, adora aprender tecnologias novas e ajudar quem está começando!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.